Cerimônia foi realizada na tarde desta quinta (15), no CAB, na capital baiana. Diplomação atesta que candidatos foram eleitos e podem tomar posse. |
O prefeito de Salvador, ACM Neto, o vice-prefeito, Bruno Reis, e todos os 43 vereadores eleitos nas eleições de 2016 em Salvador foram diplomados nesta quinta-feira (15). A cerimônia ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
A cerimônia foi inciada por volta das 16h40, quarenta minutos apos o horário previsto, por causa da demora para o registro de assinatura dos eleitos presentes, e durou cerca de uma hora. A posse dos eleitos vai ocorrer no dia 1º de janeiro de 2017.
A diplomação foi aberta pelo presidente do TRE-BA, o desembargador Mário Alberto Hirs que, após a execução do hino nacional, desejou as boas vindas e sorte aos eleitos diante do que chamou de “momento dificil” pelo qual passa a política brasileira. O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, também esteve presente.
“Todos sabemos que não só a Bahia, Salvador, mas o país inteiro passa por um momento difícil e sabemos que é preciso muito trabalho para mudar isso. Entao, além das boas vindas, desejo boa sorte a todos os eleitos”, destacou Hirs.
O prefeito ACM Neto, que esteve acompanhado das filhas, foi o primeiro a receber o diploma. Logo em seguida, foi a vez do vice-prefeito eleito, Bruno Reis.
“Esperamos continuar com o trabalho que vem sendo realizado e aprimorar o que precisa ser aprimorado. Sabemos o quanto Salvador ja cresceu, mas tem ainda muito a crescer”, disse Neto, que revelou à imprensa, após a cerimônia, que pretende fechar até a proxima semana a equipe de governo.
O vereador mais votado, Paulo Camara (PSDB), atual presidente da Câmara de Vereadores da capital, foi o terceiro a ser diplomado. No pleito, ele foi eleito com 18.432 votos. “Temos uma responsabilidade redobrada para enfrentar esse novo desafio. Temos que buscar mulhorias sempre, uma política nova”, disse o edil, que já anunciou ser candidato a um novo mandato como presidente da câmara
— a eleição para presidente da Casa vai ocorrer no dia 2 de janeiro.
Além dos vereadores, os primeiros suplentes também receberam diplomas das mãos dos juízes do TRE na cerimônia desta quinta.
Dos 43 vereadores eleitos em 2016, 28 se reelegeram e 15 assumem pela primeira vez. Entre os entreantes está Marcelle Moraes (PV), a mulher mais bem votada em Salvador. Na diplomação, ela disse que pretende continuar, na Câmara, com o trabalho que ja faz há oito anos em defesa dos animais e do meio ambiente.
“O que podem esperar de mim é muito trabalho, muita dedicação. O cenário atual da política é crescente. O povo entendeu que precisamos de mudança e os políticos devem buscar cada vez mais a ética. É isso que todo mundo espera”, destacou.
O também “novato” Igor Kannario participou da cerimônia e, antes de subir ao palco do auditório para receber o diploma, afirmou que pretende ser um “bom aluno” no que classificou como “novo desafio”, que terá de conciliar com a carreira de cantor de pagode.
“Sou marinheiro de primeira viagem, mas já estou estudando muito para desenvolver um bom trabalho. Eu e todos os outros devemos trabalhar em prol de quem mais precisa: do povo. Cabe a nós mudar o que esta aí de errado”, disse.