O terremoto de magnitude 7,8 que ocorreu recentemente na Nova Zelândia não trouxe apenas destruição; ele também criou uma nova paisagem. |
Um brusco movimento de terra produzido perto do epicentro do terremoto em Kaikoura, a cerca de 965 quilômetros de Christchurch, levantou um enorme muro de 4,5 metros de altura, em meio aos bucólicos campos da região.
Os cientistas da Universidade de Canterbury (UC) analisaram a área depois do terremoto de 14 de novembro e ficaram assombrados com o novo muro que havia surgido
A Dra. Kate Pedley, da UC, tirou fotos incríveis que mostram os efeitos causados pelo terremoto.
o muro surgiu como resultado de um deslizamento de terra |
Ela explicou que os cientistas estão tentando encontrar as rupturas ocorridas na região ao redor do epicentro original, e acrescentou: “Talvez não sejam tão chamativas quanto as que surgiram ao norte de Kaikoura, mas trata-se de uma área de três quilômetros de largura, onde há diversas falhas e estruturas.”
“Felizmente, nas regiões ao sul e a oeste de Waiau não ocorreram grandes mudanças. A estrutura a noroeste foi a que mais sofreu.”
“Os deslocamentos de rochas, os deslizamentos de terra e as depressões foram incríveis.”
“Os deslocamentos de rochas, os deslizamentos de terra e as depressões foram incríveis.” |
A força do terremoto foi tamanha que criou uma represa no rio Leader.
O Dr. Clark Fenton, professor adjunto de engenharia biológica, explicou que visitar o terreno rapidamente seria fundamental para coletar a maior quantidade possível de dados.
Investigações: os cientistas encontraram uma grande destruição ao redor do epicentro |
Ele também comentou: “Identificamos deslocamentos espetaculares de falhas ao longo da Leslie Hills Road, no extremo oriental de Emu Plain.”
“Esta área também sofreu uma extensa liquefação do solo, o que causou muitos danos às estradas locais.”