A HPV (Vírus do Papiloma Humano) é a mais comum das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). |
Garotos com idades entre 12 e 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV em postos de saúde de Mata de São João. A secretaria municipal de Saúde, divulgou na manhã desta quinta-feira (05), o calendário nacional de vacinação renovado para o ano de 2017.
Nesta etapa, a vacinação contra HPV contempla apenas o público masculino. De acordo com informações da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fátima Grande, a próxima etapa de imunização será a vacina meningocócica C, de meningite, para meninas e meninos entre idades de 12 e 13 anos, ainda neste mês de janeiro.
O objetivo da ação é imunizar o maior número de adolescentes no município, prevenindo assim, contra cânceres de pênis, as lesões ano-genitais pré-cancerosas e as verrugas genitais, além de impedir a transmissão do vírus através da relação sexual.
As vacinas podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Mata de São João, das 8h às 16h. É importante que os responsáveis se dirijam ao postos munidos com o a identidade e o cartão de vacinação, se tiver.
O esquema vacinal contra HPV acontece em duas doses, sendo elas com seis meses de intervalo entre cada uma. Já para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de dois e seis meses, respectivamente. Nesses casos, é necessário apresentar prescrição médica.
O QUE É HPV?
A HPV (Vírus do Papiloma Humano) é a mais comum das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Muitas pessoas com HPV não desenvolvem sintomas, mas ainda podem afetar os outros pelo contato sexual. Os sintomas podem incluir verrugas nas genitais e na pele das regiões próximas.
Não há cura para este vírus, e as verrugas podem desaparecer sozinhas. O tratamento se concentra na remoção das verrugas. É recomendado que homens e mulheres tomem a vacina que previne as variedades de HPV que mais causam verrugas genitais e câncer cervical.