O suspeito Tiago Barbosa Muniz, 30 anos. |
Um dos suspeitos de matar o policial militar Jailson César dos Santos Mendes, de 43 anos, durante um assalto na manhã desta sexta-feira (13), se entregou à polícia na tarde de ontem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o suspeito é Tiago Barbosa Muniz, 30 anos. O outro envolvido na morte do policial é um adolescente de 17 anos, que ainda não foi encontrado. A polícia já havia divulgado imagem de ambos.
O suspeito preso foi apresentado à imprensa na tarde desta sexta-feira, na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Salvador. Ele disse que o militar reagiu ao assalto e ambos entraram em luta corporal. O suspeito disse que com o embate, deixou a arma que utilizava escapar e que o adolescente que estava como ele na ação pegou a arma no chão e atirou contra o soldado.
No depoimento, Tiago também contou que a motivação do assalto foi uma dívida que ele teria com o adolescente. Com isso, ele chamou o jovem para participar da ação e poder pagar a dívida de R$ 95.
O coordenador da Força-Tarefa que investiga morte de policiais e também titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos, Odair Carneiro, informou que Tiago será indiciado por latrocínio e roubo qualificado. Informou ainda que a pistola do PM foi recuperada por equipes do DHPP no momento do levantamento do local de crime. O adolescente, autor do disparo que matou o soldado é conhecido pelo apelido 'De menor'. Informações preliminares apontam o envolvimento dele com o tráfico de drogas.
O corpo do PM Jailson César foi liberado do Instituto Médico Legal, em Salvador e o sepultamento do soldado será realizado às 11h deste sábado (14), no cemitério Bosque da Paz, também na capital baiana.
Câmeras de segurança flagraram ação dos assaltantes |
Crime
O soldado Jailson Cesar dos Santos Mendes, 43 anos, foi morto a tiros durante um assalto a ônibus na manhã desta sexta-feira (13) na era lotado na 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Mata de São João). O crime aconteceu na manhã desta sexta-feira (13) por volta das 5h30, na Avenida Paralela em Salvador.
Em nota, publicada em sua página no facebook, o comandante da 53ª CIPM, Major Hilton Reis lamenta o ocorrido. “Infelizmente, hj, quando deslocava para assumir o serviço no litoral de Mata de São João, dentro de um Ônibus, na Paralela, o nosso companheiro, Sd PM Jailson César foi assassinado por um marginal que estava realizando um assalto ao coletivo. Que Deus o receba ao seu lado e conforte a família de nosso amigo e irmõo de farda”, afirma .
Assalto
De acordo com testemunhas, Jailson estava a caminho do trabalho na altura do Supermercado Extra, dentro do coletivo do consórcio Integra OT Trans, que fazia a linha Estação Mussurunga / Barra R2, quando um criminoso que ficou na frente anunciou o assalto nas imediações da entrada do bairro do Imbuí, sentido aeroporto, e disse para o motorista seguir devagar.
Segundo informações registradas no posto policial do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), os assaltantes entram no coletivo juntos, mas sentaram em locais diferentes.
O PM reagiu ao assalto e entrou em luta corporal com o suspeito, fez um disparo e o atingiu de raspão no braço. Segundo um policial, que não quis se identificar, a arma de Jailson caiu no chão e fez um disparo acidental.
O outro assaltante, que estava sentado no fundo, encostou em Jailson e atirou. O policial foi atingido no rosto. Os dois suspeitos desceram do coletivo e fugiram. O motorista do ônibus socorreu o policial e o levou para o HGRS. Ele não resistiu aos ferimentos.
Com o policial foram encontrados uma pistola ponto 380, com carregador e 10 cartuchos intactos, a carteira funcional da PM e cartões de crédito. Ele. Ninguém foi preso.