Distrito Integrado de Segurança Pública. |
O Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Praia do Forte, em Mata de São João, foi entregue na manhã desta terça-feira (20). Na área cedida pela prefeitura municipal, foram investidos R$ 3,32 milhões pelo governo do estado para a construção da unidade de segurança que abrigará prepostos da Polícias Militar e Civil, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Na ocasião, o governador Rui Costa (PT) avaliou a importância do equipamento de segurança para o litoral matense. “Agradeço a doação do terreno ao prefeito Marcelo Oliveira e destaco que não há segurança pública se não houver a participação da comunidade. Esse novo equipamento permitirá maior integração e fortalecimento entre as policiais e promoverá mais segurança para o litoral”, frisa.
Para o prefeito Marcelo Oliveira (PSDB), a implantação do Disep de Praia do Forte é fruto de uma parceria entre o governo municipal e estadual. “Litoral de Mata de São João é um dos maiores destinos turísticos de toda a região, e com esse novo equipamento, estamos dizendo a nossa comunidade e aos turistas que existe segurança pública no litoral matense”, afirma.
Ainda de acordo com o prefeito, o antigo complexo de polícia será reformado para se transformar em um anexo da escola municipal São Francisco de Assis. “Os alunos do turno integral da escola São Francisco de Assis terão mais espaço para um ensino de maior qualidade”, frisa Marcelo Oliveira.
Segurança garantida
Com a inauguração da unidade de segurança pública, empreendedores, empresários do ramo hoteleiro e representantes locais estão satisfeitos com a garantia de mais segurança para a moradores e turistas. “Nós estamos satisfeitos em ser valorizado com esse equipamento tão importante, pois entendemos que não existe segurança senão tiver próximo da população em harmonia com a polícia e empresários e esse equipamento vem nos ajudar demais nessa tarefa”, destaca o presidente do Conselho de segurança pública de Praia do Forte, Vitor Hugo.
Para o diretor geral do Tivoli Ecoresort, João Eça, não existe turismo sem segurança. “Praia do Forte é um símbolo de tranquilidade e segurança e essa instalação é fundamental para potencializar esse produto turísticos que é Praia do Forte, sem dúvida um dos mais emblemáticos do Brasil”, diz.
O ato solene contou com a presença do secretário de segurança pública, Maurício Barbosa, Comandante da 53ª CIPM Major Hilton Reis, deputado Bira Corôa (PT), deputado Alex Lima (PTN), deputada Maria do Carmo (PT), entre outras autoridades políticas.
Disep
O espaço situado na entrada de Praia do Forte, entra em funcionamento na próxima segunda-feira (26), com serviços de atendimento ao público, como registro de queixas e denúncias, além de dispor de setores administrativos, alojamentos masculino e feminino, os distritos integrados dispõem de celas, sanitários, salas para capacitação, copas, entre outras dependências.
O Disep será comandado pelo major PM, Hilton Teixeira dos Reis, que contará com um efetivo de 120 homens e 12 viaturas; e pelo delegado Aldaci Ferreira dos Santos, que terá uma equipe de 24 pessoas, sendo um escrivão e 23 investigadores. A Polícia Civil contará com uma motocicleta, uma viatura velada (sem identificação, para casos de investigação), e uma nova viatura, que faz parte dos veículos entregues pelo governador Rui Costa à corporação.
Quem optar por ir ao prédio, passará por uma triagem ainda na recepção, para ser direcionado ao serviço adequado. A unidade também vai disponibilizar um canal de comunicação, via whatsapp, para receber denúncias, através do número (71) 99984-7829, além da central, pelo 190.