Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo com dados oficiais da Câmara dos deputados, divulgado neste domingo (4), mostra que o deputado Cláudio Cajado (DEM) é o segundo parlamentar que mais viajou ao exterior desde 2010.
De acordo com o levantamento, a Câmara dos Deputados bancou, com passagens aéreas e diárias, 1.283 viagens de deputados federais ao exterior desde 2010, em uma média de uma decolagem a cada dois dias.
Segundo a Folha, os relatórios apresentados pelos parlamentares mostra um variado leque de motivações, destinos e explicações para as chamadas missões oficiais, que chegaram a 69 países dos cinco continentes, com especial predileção por Estados Unidos, Suíça e França.
O grosso das justificativas defende o conhecimento in loco de realidades diversas, além do estreitamento de parcerias com governos, parlamentos e empresários de outros países –o que não raro inclui turismo ou atividades de duvidoso proveito legislativo.
Cajado entre os campeões
Corregedor parlamentar da Câmara, Cláudio Cajado, é um dos campeões em viagens ao exterior, segundo o levantamento feito pela Folha. O democrata baiano só perde para o outro colega de partido, Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP). O roteiro da dupla totaliza 21 países das Américas, Europa e Ásia.
Nos dias 28 e 29 do mês passado, Cajado esteve no Japão. Em suas redes sociais, o Democrata disse que a viagem teve como objetivo discutir a intensificação da parceria bilateral entre os dois países. O parlamentar se reuniu com lideranças politicas japonesas.
Entre 2010 a 2016, Cláudio Cajado fez 25 viagens para o exterior, três a menos que Jorge Tadeu. Cajado percorreu os seguintes países: Cazaquistão, Chile, Coreia do Sul, Cuba, Equador, EUA, França, Japão, Polônia, República Tcheca, Suíça, Ucrânia e Vietnã.
À Folha, Cajado argumentou que suas viagens são motivadas pela Comissão de Relações Exteriores, da qual é membro. Afirmou que em várias ocasiões é o embaixador brasileiro que pede a ida de um parlamentar para representar a Câmara em determinado evento.
Outro baiano aparece na lista dos 'viajandões'. Com 14 viagens ao exterior, Nelson Pellegrino (PT) é sétimo na lista.