O vereador foi assessor parlamentar de ACM Neto durante oito anos e no período de três anos foi assessor especial da Prefeitura de Salvador. |
O presidente da câmara municipal de salvador Léo Prates lembrou sua trajetória política iniciada no grêmio estudantil do Colégio Marista e da sua atuação como militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia. “Descobri na política a minha paixão e vocação e tive que enfrentar a minha família para prosseguir. Meus pais são servidores públicos e não há tradição política na família”, revelou. Afirmou ainda que vem da sua formação familiar o compromisso com o servidor público, já citando a meta de aprovar, após discussão com os servidores, o novo Plano de Cargos e Vencimentos da Câmara e de realizar concurso público em 2018.
Também agradeceu ao Movimento Câmara Democrática e ao vereador Joceval Rodrigues, citado como mentor da sua candidatura à presidência da Casa. Homenageou os vereadores Geraldo Júnior (SD) e Claudio Tinoco (DEM), que se licenciarão do mandato de vereador para assumir as secretarias municipais de Esportes, Trabalho e Lazer e Cultura e Turismo, respectivamente. Também citou o vereador Heber Santana (PSC), que assume uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Um agradecimento especial foi feito a Maria do Rosário Vianna Magalhães, mãe do prefeito ACM Neto, diretora da ONG Parque Social – Empreendedorismo e Desenvolvimento Social. “Ela influenciou muito a minha trajetória. Não aparece muito, mas nos bastidores é quem dá o ombro para a gente chorar quando as coisas não dão certo. Foi quem sempre influenciou e orientou a minha vida pública. Essa vitória é de Dona Maria do Rosário”, dedicou o presidente.
Perfil
Leonardo Prates nasceu em Salvador em 5/4/1978. Assumiu seu primeiro mandato de vereador em 2013 pelo Democratas. Na Câmara Municipal de Salvador foi vice-líder do Governo e líder do DEM. Entre 2015 e 2016, teve como desafio a relatoria da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador. Em 2016, foi relator da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos).
Sua trajetória política começou muito cedo. Foi membro dos grêmios dos colégios Marista e Módulo, junto com o prefeito ACM Neto, que foi quem o iniciou no movimento estudantil e na vida pública. Formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Administração pela Ufba, participou ativamente do movimento estudantil na universidade. Foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica e secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Fundou, com ACM Neto, o PFL – Jovem da Bahia, no qual exerceu os cargos de tesoureiro e presidente. Também foi vice-presidente nacional da Juventude do DEM. O vereador foi assessor parlamentar de ACM Neto durante oito anos e no período de três anos foi assessor especial da Prefeitura de Salvador.