Para o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, atribuir as mortes ao sistema de facções é uma forma simplista de justificar o massacre |
O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que acompanha a crise no sistema prisional de Manaus, afirmou que mais da metade dos presos não tem ligação com as facções. O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP), Sérgio Fontes, havia pontuado, no entanto, que as facções 'são pano de fundo' para os crimes. A informação é do 'G1'.
O ministro visitou o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) na manhã desta terça-feira (3). Segundo Moraes, atribuir as mortes ao sistema de facções é uma forma simplista de justificar o massacre.
"Aqui, os 56 mortos, mais da metade não tinha ligação com nenhuma facção. Isso é algo que não vem sendo divulgado, exatamente porque sempre é mais fácil uma explicação simplista", afirmou o ministro ao G1.
Ao portal, o secretário contou ainda que a declaração sobre as mortes serem atribuídas às guerras de facções foi um motivo imediato e que a crise do sistema prisional é reflexo da falta de estrutura da unidade.