Palestra orienta para o cuidado e prevenção da AIDS

   


   A Policlínica Municipal realizou, na manhã desta quinta-feira (01), uma palestra para conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS. O dia 1º de Dezembro é marcado como o Dia Internacional de Luta contra a doença.


Ao longo da palestra, a enfermeira Viviane Almeida alertou para a importância da testagem. Diariamente, os postos de saúde do município realizam o teste rápido, que em menos de quinze minutos detecta se o indivíduo é ou não portador da doença. Após o evento, quinze pacientes solicitaram a realização da testagem.


Outra pauta abordada pela enfermeira foi o preconceito, uma das principais barreiras para o tratamento da doença. A AIDS ainda não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.


A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas. É importante lembrar que beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença.







@ 01/12/2016 | FONTE |

Compartilhar no Google Plus