Presidente tricolor também falou da montagem do elenco para 2017 |
O presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, avaliou o volante Juninho e o atacante Hernane como os melhores jogadores do time em 2016. “Os dois melhores do Bahia ao longo do ano na minha opinião foram Juninho e Hernane. Juninho veio do Macaé, chegou sem nome e desempenhou grande papel”, disse o dirigente ao Programa do Esquadrão, o programa oficial do clube, na noite de quarta-feira. “Temos que focar no rendimento, se conseguir conciliar com marketing, ótimo. Hernane é um caso desses”, completou Sant’Ana ao falar da prioridade em contratar atletas com foco no rendimento e não no potencial de marketing.
O Brocador foi destaque do time no primeiro semestre, que incluiu Campeonato Baiano e Copa do Nordeste (antes de se lesionar), e no início da Série B. Terminou o ano como artilheiro do Bahia com 21 gols em 45 jogos.
Juninho cresceu no segundo semestre e comandou o Bahia no segundo turno da Série B, justamente o período em que Hernane viu a má fase chegar – o atacante chegou a ficar 52 dias sem fazer gol.
Ambos têm contrato com o Bahia. O vínculo do meia vai até dezembro de 2017 e a diretoria negocia a prorrogação por mais um ano. O contrato de Hernane termina em dezembro de 2018.
O elenco tricolor está de férias e começará a pré-temporada no dia 3 de janeiro de 2017. Serão 23 dias até o primeiro jogo oficial, contra o Fortaleza, na estreia na Copa do Nordeste, fora de casa.
Até lá, Marcelo Sant’Ana espera ter feito a maior parte das contratações para a próxima temporada. “O Bahia pretende montar o quanto antes o melhor time possível. Se a gente puder em janeiro estar com grande parte do elenco pronto, melhor. Claro que pela força financeira você nem sempre vai ganhar todas as disputas, então, às vezes, você não ganha em janeiro, mas consegue o jogador em maio. Mas a gente tem a responsabilidade de tentar boas campanhas pro Baiano e pro Nordestão”.
Dos 30 jogadores que terminaram o ano com o acesso à Série A, 16 têm contrato para o ano que vem. Caso de Jackson, Renato Cajá e Régis, além de Hernane e Juninho. O zagueiro Tiago também é um deles, mas com contrato só até junho de 2017.