Aplicativo dos taxistas vai estimar o valor da corrida |
A relação Uber x Taxis é vista como uma contenda apenas por um dos lados. Pelo menos é assim que enxerga a Uber. Em nota da assessoria de comunicação, a empresa informou que seu objetivo é ser uma alternativa ao transporte público e não um concorrente dos taxistas.
“Uber é mais um modo de se locomover pelas cidades. O tamanho deste mercado é do mesmo tamanho da quantidade de carros subutilizados que existem na cidade. Mesmo em cidades onde a Uber já está há muito tempo, como São Francisco e Nova York, ainda não se viu saturação do mercado”, diz a nota.
Sobre o aumento na frequência das tarifas dinâmicas, a Uber explicou que utiliza a inteligência do aplicativo para prestar um melhor serviço. O aumento dos preços serviria justamente para equilibrar a demanda de carros porque isso atrairia mais uberistas para os locais de maior demanda.
“Vale lembrar que o preço dinâmico é aplicado quando a demanda por viagens aumenta, para incentivar que mais motoristas se conectem ao aplicativo e assim os usuários tenham um carro sempre que precisar. Quando a oferta sobe, os preços rapidamente voltam ao normal”.
Aplicativo dos taxistas vai estimar o valor da corrida
Além das promoções, os taxistas estão usando armas do próprio inimigo a seu favor. Ultimamente, um dos trunfos tem sido justamente os aplicativos que ajudam a melhorar o serviço. Entre muitas ferramentas, a principal é a possibilidade de estimar qual vai ser o valor da corrida. Mas ainda há uma falha. Segundo a Associação Metropolitana dos Taxistas (AMT), nenhum aplicativo é capaz de apontar em quais locais existe maior demanda de clientes.
Mas, diz a AMT, em breve isso será resolvido. Um aplicativo próprio está prestes a ser lançado para os taxistas de Salvador, com funções que mesclam ferramentas de outros dispositivos que já existem em empresas como a 99 taxi, Easy Taxi, Salvador Teletaxi e o próprio Uber.
O dispositivo ainda não tem nome e nem data para ser lançado, mas a ideia é que tenha corrida compartilhada e tarifa dinâmica, como há no Uber, por exemplo. “Com esse aplicativo, tanto a prefeitura como nós taxistas vamos poder saber onde tem táxis, quais locais têm mais ou menos carros”, explica o presidente da AMT, Valdeilson Miguel.