Informações que circulam no meio político dão conta que o prefeito ACM Neto (DEM) lidera uma articulação para conservar na Câmara Municipal o vereador J. Carlos Filho (SD), que não conquistou a reeleição para a próxima legislatura.
Para que a estratégia do prefeito se confirme, o vereador Geraldo Junior ou Henrique Carballal, os dois edis do mesmo partido de J. Carlos Filho, o Solidariedade, terá que se licenciar do legislativo para assumir uma pasta na prefeitura, uma vez que J. Carlos Filho é o primeiro suplente da coligação, mas os vereadores disseram que não houve ainda conversas com ACM Neto neste sentido.
“São especulações. Tive uma reunião de mais de uma hora com o prefeito na semana passada. Tratamos de diversos assuntos, incluindo a presidência da Câmara, e isso sequer foi mencionado por ele. Não existe articulação ainda nem comigo nem com nenhum vereador nem com ninguém. Não é o momento. O prefeito só deve começar a pensar nisso depois que enviar à Câmara o projeto de reformulação do secretariado”, esclarece o vereador Geraldo Junior.
Conforme o vereador, o projeto de reforma administrativa planejado por ACM Neto será encaminhado ao legislativo até o próximo dia 20, e deve ser votado em plenário até 5 de dezembro. O prefeito tem maioria absoluta na Casa, e, portanto, a expectativa é de que o demista consiga aprovar a matéria sem dificuldade.
Sobre a informação de bastidor, Henrique Carballal nega também que tenha sido chamado pelo prefeito para negociar sobre uma possível secretaria para seu comando. “O prefeito não conversou absolutamente nada sobre isso. Nem comigo nem com ninguém”, explica Carballal.
Pelas previsões, Geraldo Junior pode assumir uma pasta, e cabe a Carballal a função de liderar a bancada do governo no legislativo em 2017. O prefeito estaria atento a articulação do vereador entre os pares, incluindo a bancada da minoria.
Atual líder do bloco do governo na Câmara, o vereador Joceval Rodrigues (PPS) disse também que desconhece as conversas. “Essas decisões são do prefeito. Isso é especulação. Ele não quer e não vai fazer nada sem pensar. Ele sempre pensa no que é melhor para a cidade. O prefeito deve fechar conversa com os aliados para fechar as articulações depois do feriado”, afirma.
Mesmo descartando que as articulações já tenham evoluído neste sentido, o edil coloca seu nome à disposição de ACM Neto. “Em meio a essas especulações até meu nome já foi citado. Hoje eu sou líder do prefeito na Câmara. Eu sou do time do prefeito. Então, se ele me chamar, será uma honra qualquer tarefa. Eu estarei à disposição do prefeito ACM Neto, como estou hoje”, disse Joceval.
Pelo que se comenta, o prefeito pode fisgar mais um vereador para formar o novo governo que inicia em janeiro, por causa da nova composição dos aliados nas coligações partidárias.
Outro nome cotado para assumir uma pasta na alta cúpula do Executivo municipal é o vereador Cláudio Tinoco (DEM), que já foi secretário.